@topbytes_tecnologia



Dicas básicas recomendadas para projetos PHP OOP


Link: https://adrianosites.com.br/conteudo/dicas-basicas-recomendadas-para-projetos-php-oop


Quando trabalhamos com classes e OOP, é importante criar uma única classe por arquivo, nunca criar um arquivo com mais de uma classe, e sim uma classe por arquivo.

Cada classe deve ter apenas uma responsabilidade, se uma classe faz conexão no banco de dados ela não deve fazer outras coisas como verificar login de acesso e nem finalizar um pedido, mas, somente executar a conexão no banco de dados.

Evite deixar a visibilidade de métodos e atributos sem atribuição, se são públicos, definir como tal, e principalmente se são protegidos ou privados, jamais deixar se atribuição de visibilidade.

Caso algum atributo ou método seja usado apenas dentro da classe que foi criado, ele deve ser privado “private”, caso vá utilizar eles na mesma classe e também em classes herdeiras, pode deixar como protegido “protected”  tanto por segurança como por melhor uso dos recursos e código mais organizado. Deixe publico apenas quando o mesmo mais ser usado em lugares aleatórios do projeto.

Procure criar variáveis com nomes que fazem referência a sua existência, que façam sentido como por exemplo:
se uma variável armazena o nome de um cliente, nomear ela como “$nome_cliente, $cliente, $nome” , ou se preferir seguir certos padrões de projeto, pode usar em inglês “$name, $custumer_name, $custumer”

Evite nomear aleatoriamente as variáveis como “$x, $cl, $y” , este tipo de nome para uma variável funciona bem apenas como auxiliares em alguns momentos  como contadores dentro de um loop por exemplo, mas nunca para referenciar algo mais relevante em um código.

Da mesma forma tente seguir esta metodologia para nomes de classes e métodos
se uma classe trata de login, definir seu nome para Login, se trata de produtos, nomear como tal “Produtos” ou “Products”.

Métodos segue a mesma linha, se o método faz uma autenticação de usuário, nomear como “Auntenticar” ou “ Authenticate”.

Sobre nomes de métodos existem alguns padrões de projeto que são usados em vários CMS, e Frameworks, como um método que autentica um usuário, segundo várias convenções, deve ser algo como: “AuntenticarUsuario, autenticarUsuario, autenticar_usuario” porém este último ai em minúsculas separando por underline é o menos recomendado por ser bem fora de padrões atuais e ficar bem feio...  e ainda se puder seguir certos padrões e nomear como “UserAuthenticate”.

Estes detalhes não afetam o funcionamento em si, mas é sempre bom seguir um padrão, mesmo que você por algum motivo não siga algum “padrão universal” no PHP, embora seja legal fazer isso, crie pelo menos um padrão no seu projeto e sempre faça tudo da mesma forma,  evite renomear cada método de uma forma diferente dentro do seu projeto, como:

“AuntenticarUsuario” “cadastrarUsuario” “enviar_email” “salvarfotos”, veja que se todos estes métodos ai fossem de um mesmo projeto, ficaria a coisa mais feia e desorganizada, use apenas um padrão, se esforce para deixar o mais padronizado possível.   

E claro, a mesma regra vale para constantes, que caso alguma armazenar  um CEP por exemplo, chamar ela de “CEP”, “ZIP_CODE”. Lembrando sempre em deixar elas sempre em letras maiúsculas, não atrapalha sua função, mas é uma convenção do PHP desde seu primórdio, constantes sempre em letras maiúsculas.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Listar todas as postagem